![]() |
Foto: Reprodução/Internet |
Com a chegada do mês de dezembro, é hora de decorar residências, ruas e comércio com os enfeites natalinos. Luzes e piscas-piscas acabam sendo os adornos mais utilizados e por isso mesmo podem conter riscos como choques elétricos e curtos-circuitos. Para evitar os perigos que a aparente inofensiva iluminação natalina pode conter, existem alguns cuidados que devem ser observados desde a hora da compra.
Dicas:
1º Ficar atento à qualidade dos enfeites que necessitam de eletricidade para funcionar.
2º Observar se o produto contem o selo do Inmetro. Também devem ser levados em consideração informações como potência, tensão de alimentação e instruções de uso. O selo de qualidade deve estar estampado na caixa e as instruções, escritas em português.
3º No caso das árvores de natal, é importante procurar pela etiqueta “resistente ao fogo”. Essa medida preventiva pode evitar que, na eventualidade de um curto-circuito, as consequências provoquem um incêndio.
4º O processo da montagem da árvore também deve ser levado em consideração. É importante evitar o uso de luzes elétricas e piscas de árvores que contenham metal, pois estes materiais podem conduzir energia e provocar choques elétricos.
5º As luzes não devem ser instaladas próximos a locais que contenham papel ou cartolina, assim como as extensões ou benjamins. O uso do (T) também devem ser evitados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário