sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Circuito Sinfônico chega a Caruaru e Olinda

Os nomes das peças são pouco convencionais. Bolo de tapioca é uma valsa. Tapioca com catupiry, um choro. Nem mesmo os grandes expoentes da música erudita escapam da iguaria. Beethoven comendo tapioca batiza um frevo. As composições são de Inaldo Moreira e fazem parte do Concertino para clarineta e orquestra, que a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música apresenta em mais uma edição do projeto Circuito Sinfônico, nessa sexta e sábado, em Caruaru e Olinda, respectivamente. A união da tapioca à música erudita ilustra com maestria a proposta do Circuito, que em outubro faz reverência a compositores pernambucanos.


Além de Moreira, serão homenageados Clóvis Pereira, Marco César, Adelmo Arcoverde, Capiba e Nelson Ferreira. Também faz parte da apresentação o Concerto para dois bandolins em sol maior, do italiano Antonio Vivaldi, e Ginga do Mané, de Jacob do Bandolim, que nasceu no Rio de Janeiro. "São obras que misturam bem a linguagem erudita e a popular. Com isso conseguimos uma aproximação maior com o público", explica o maestro e idealizador do projeto, José Renato Accioly.


Em Caruaru, o concerto será realizado às 20h, na Paróquia Coração Eucarístico (Seminário). No sábado, a apresentação ocorre no Seminário de Olinda, às 17h. Nas duas cidades, ocorrem também concertos-aula em que o maestro José Renato Accioly e os integrantes da orquestra ensinam ao público o funcionamento de uma sinfônica e apresentam os instrumentos de forma didática, lúdica e divertida. Os horários do concerto-aula são 16h e 14h, respectivamente.Toda a programação do Circuito Sinfônico é gratuita.


Fonte: JC online

Nenhum comentário:

Postar um comentário