segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Casa da Mulher no bairro Maria Auxiliadora em Gravatá

O que você faria ao perceber que poderia mudar a realidade de uma comunidade pobre, que não via mais alternativa de trabalho, renda e mudança para uma vida melhor? Ficaria sentado em casa pensando nas possibilidades ou ‘arregaçaria as mangas’ e colocaria em prática suas idéias, mesmo que não tivesse garantia alguma de sucesso? Pois para a artesã Bernadete Barbosa de Aguiar, a resposta a essa pergunta foi ‘arregaçar as mangas’ e partir para a luta.

Há sete anos a artesã gravataense se viu com a possibilidade de mudar a realidade de várias mulheres da Comunidade Maria Auxiliadora na cidade de Gravatá, após terminar um curso de tecelagem e ver que a instrutora iria doar o material utilizado no curso para uma instituição; "A instrutora que estava nos ensinando, queria fazer uma doação do material utilizado ao longo do aprendizado para uma entidade. Dos três grupos que estavam presentes dois deles recusaram, eu expliquei que não possuía nenhuma associação e nem local de trabalho, mas mesmo assim que aceitava o material para minha comunidade", recorda Bernadete.

E assim se iniciou as atividades da Casa da Mulher no bairro Maria Auxiliadora. Com a doação, Bernadete logo juntou um grupo de mulheres e alugou uma casa para a confecção dos artesanatos. Assim foi criada a Associação Casa da Mulher que já possui até título de utilidade pública.

Hoje a associação oferece cursos de licores, chocolate, tecelagem, bordado, renascença, pintura em tecido, enfeites em sandálias e outros. Seus trabalhos já foram apresentados em diversas feiras e faculdades, alguns são exportados para fora do país. Já participaram da Feira Nacional de Negócios de Artesanato Fenneart e recebem apoio da secretaria da mulher do estado. Para ingressar na associação deve se ter no mínimo 16 anos e pagar uma taxa mensal de R$5,00.

Veja alguns trabalhos realizados por elas:





Nenhum comentário:

Postar um comentário